03/02/2022 - 4 min Voltar

9 passos para gestão inteligente de promoções no varejo

Conheça os 9 passos para gestão inteligente de promoções no varejo com a participação da indústria para a elaborar estratégias com resultados surpreendentes. Utilize os dados do programa de fidelidade e trace campanhas assertivas para diferentes grupos de consumidores.

Compartilhando informações sobre os hábitos de consumo de determinados produtos ou grupos de produtos pode-se aumentar significativamente as vendas para toda a base de clientes ou desenvolver ações para produtos e clientes específicos.

Apresentaremos neste post as estratégias de ações promocionais utilizadas no varejo e os 9 passos que podem refletir em benefícios para o varejo, indústria e consumidores.

  

Conheça as estratégias utilizadas para a gestão inteligente de promoções no varejo

Em outras oportunidades já destacamos a importância da realização de promoções inteligentes utilizando dados do programa de fidelidade para maior assertividade. Os resultados poderão ser ainda maiores se a gestão inteligente de promoções no varejo forem realizadas em colaboração com a indústria.

É fato que a parceria entre indústria e varejo para desenvolver as ações promocionais já se tornou uma prática comum nas áreas de trade. A novidade é a participação da equipe de CRM na elaboração das estratégias trazendo os dados do CRM para colaborar na construção da ação promocional.

Como a colaboração tem sido a palavra de ordem nos negócios para gerar sinergia entre os diversos atores do processo, cada um contribui com o conjunto de informações que possui em favor de um resultado maior e mais duradouro.

No varejo não é diferente, uma vez preservadas as informações confidenciais e sigilosas, pode-se compartilhar um conjunto valioso de dados sobre comportamento de compra, como quantidade de clientes que compram produtos das marcas do fornecedor.

Veja quais estratégias que você pode construir com os fornecedores:

  • Lançamento de produtos;
  • Desenvolvimento de um produto ou uma categoria;
  • Captação de novos clientes para a marca;
  • Aumento de tíquete médio na categoria;
  • Venda para grupos específicos (cluster).

 

 Execute os 9 passos abaixo para construir a sua estratégia

Uma vez conhecidas as estratégias, vamos te mostrar um roteiro com 9 passos para desenvolver e fortalecer a parceria com os fornecedores:

  1. Identifique quais são os fornecedores com relacionamentos mais próximos ou que já possuem cultura de promover ações em conjunto com sua área comercial e trade.
  2.  Monte uma apresentação para essas indústrias contendo informações sobre seu programa de fidelidade/clube de vantagens. Por exemplo, quantos clientes tem cadastrados, qual a frequência de compra, qual o ticket médio geral, quais canais estão disponíveis para acessar essa base de clientes (Loja, APP, SMS, E-mail…).
  3. Apresente os dados específicos de cada marca para os fornecedores que se interessarem, contendo: valor das compras nos últimos 90 dias, quantos clientes compraram, quantos clientes deixaram de comprar, quantos SKU’s são comprados, qual o produto(s) mais vendido(s), qual a participação na categoria, qual o ticket médio da marca e na categoria.
  4. Enfatize para o fornecedor que você conhece quem é o seu cliente, pois este comportamento pode ser diferente do comportamento presente nas análises que a indústria já dispõe sobre performance de produtos em sua região ou cidade.
  5. Defina um objetivo para ação, ou seja, a proposta é recuperar clientes inativos? Captar clientes para consumir a marca? Lançar novos produtos? Aumentar o ticket da categoria? Tornar a marca conhecida?
  6. Apresente um orçamento com a previsão de investimentos em mídias digitais e impressas, valor em descontos promocionais, duração e recorrência da campanha, quantos clientes devem ser atingidos e qual a taxa de conversão esperada.
  7. Elabore o acordo de parceria, que pode ser um contrato, contemplando as formas de apuração e prestação de contas. Nesse caso, se a ação for de sell-out, como será o demonstrativo e a condição de pagamento.
  8. Capriche na divulgação interna e externa para que todos estejam “afiados”. Treine a equipe de operação, em especial operadores e frente de caixa.
  9. Marque uma reunião com o fornecedor para análise dos resultados e correção de rota. Monte um relatório detalhado para esta apresentação, envolva a diretoria nas ações mais relevantes e já deixe prevista a continuidade. É importante pensar em ações de médio e longo prazo.

Pronto. Agora você já tem um roteiro para construir suas estratégias e gerar negócios com seus fornecedores aproveitando toda a inteligência gerada com o seu programa de relacionamento com clientes.

Melhor lucratividade com um sistema de gestão inteligente de ofertas

A execução de suas campanhas promocionais com fornecedores terá uma melhor lucratividade se você puder contar com um sistema de gestão inteligente de ofertas, como as soluções da Smarket Solutions. Com esta ferramenta você tem uma previsão de qual é a margem mais adequada, diagrama o seu material promocional direto na plataforma (sem erros e retrabalhos) e apura os valores de sell-out.

Se você já tem um programa de fidelidade com um software para gestão desses dados, parabéns! O primeiro passo já foi dado.

Se você precisa construir o seu programa de fidelidade para levantar os dados que farão você se destacar nesta estratégia, fale com a Idever e conheça as múltiplas alavancas para atrair seus clientes, tendo em mãos um analytics que gera as informações que seu varejo precisa para construir a estratégia ideal com seus fornecedores.

Visite nosso blog e leia outras publicações que podem auxiliar sua estratégia de promoções para a fidelização de clientes.

 

Baixe nosso e-book sobre os desafios da fidelização de clientes
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