08/08/2022 - 4 min Voltar

Descubra os benefícios do CRM para o sucesso do seu negócio

Neste terceiro post você irá descobrir os benefícios do CRM (Gestão do Relacionamento com Clientes) para o sucesso do seu negócio. Nas publicações anteriores, quando falamos sobre como funciona o CRM e a relação do CRM com programas de recompensas, você já entendeu que o CRM é uma excelente ferramenta para o planejamento de estratégias focadas nas necessidades do cliente.

Agora é hora de conhecer melhor alguns desses benefícios, tais como o auxílio na organização da empresa, suas influências sobre o faturamento, impactos na satisfação dos clientes e aumento das vendas. Todos eles gerados através da personalização dos processos e das ofertas de produtos e serviços.

Auxilia na organização da empresa

O sistema de CRM contribui para a organização do negócio. Com ele, informações podem ser buscadas com agilidade e estão centralizadas em um único local. Isso reflete naturalmente na organização, contribuindo para um gerenciamento mais eficiente das empresas de varejo.

Influencia no faturamento

Ao longo do tempo percebeu-se que as empresas que utilizam CRM também têm um aumento significativo no faturamento do negócio. Esse aumento ocorre em razão da qualificação no atendimento, na captação de novos clientes e na manutenção e fidelização dos consumidores.

Aumenta a satisfação dos clientes

O foco principal do CRM é o cliente. Por isso, seus pilares estão baseados nos comportamentos a ações dos consumidores.

Essa abordagem, naturalmente, interfere na experiência do cliente, já que ele passa a ter um atendimento mais exclusivo, sendo tratado de forma mais personalizada e com ênfase nas suas necessidades específicas.

Aumenta as vendas

Uma equipe comercial que sabe o perfil do cliente e conhece as suas necessidades têm em suas mãos informações valiosas. E é claro que, essas informações, sendo bem utilizadas, se refletem no aumento das vendas e na captação de novos clientes.

O CRM permite que a empresa tenha informações fundamentais sobre os seus clientes. Esses dados, se bem aplicados, podem contribuir em diversos aspectos do negócio. Compreender essas vantagens e saber como aplicá-las é um diferencial competitivo que pode representar o crescimento e a consolidação de um negócio no mercado.

CRM na medida certa para a sua empresa

A customização dentro de uma estratégia de CRM é extremamente importante para que as empresas possam ter uma experiência mais personalizada dentro das suas necessidades em termos de gestão de relacionamento com o cliente.

A Idever organizou as funcionalidades de sua plataforma em três modalidades para atender sua empresas conforme o seu nível de maturidade e estratégias de CRM. As ferramentas e funcionalidades disponíveis permitem que a empresa adote práticas que trazem maior eficiência com um custo adequado.

É importante que a empresa interessada na adoção do CRM, tenha consciência de que a popularização do CRM no varejo fez com que diversas soluções surgissem. Entretanto, elas precisam ser avaliadas em conjunto com os interesses do negócio. Ou seja, não adianta adquirir um CRM se ele não estiver alinhado com aquilo que a sua empresa busca. E é nesse aspecto que a robustez da ferramenta pode se tornar um diferencial.

Qual a maturidade de CRM em sua empresa?

A singularidade é a palavra-chave quando se fala em personalização do CRM. Atentar para as particularidades e peculiaridades de uma empresa contribui para atingir melhores resultados em programas de relacionamento e gestão de clientes.

Quando uma empresa descobre seu nível de maturidade em CRM a aderência na organização é muito maior e, portanto, uma longevidade muito mais significativa. Além disso, o custo-benefício na implementação pode ser mais interessante.

Vale destacar que existem muitos casos de insucesso em projetos de CRM, justamente porque eles não consideraram aspectos de aderência e maturidades das empresas. É por isso que a Idever atua na identificação do estágio de maturidade da empresa para oferecer a solução mais adequada a fim de reduzir os fracassos.

Concluindo… os benefícios do CRM para o sucesso do seu negócio

Como você pôde ver ao longo destes três artigos, o CRM tanto como sistema quanto como estratégia é uma excelente ferramenta para o aperfeiçoamento das práticas de captação, gestão e manutenção do relacionamento com o cliente. Você descobriu que são muitos os benefícios do CRM para o sucesso do seu negócio no varejo.

O software de CRM deve tratar do cadastro dos clientes à integridade dos dados, integrando canais de relacionamento e vendas permitindo um processo o mais fluído possível para evitar atritos com os consumidores. Possibilitar a atualização e coleta de novos dados aos longo do relacionamento para que o conhecimento do shopper seja efetivo.

Em um mercado que está cada dia mais competitivo e no qual os clientes estão cada vez mais exigentes, é imprescindível oferecer condições para que as empresas possam se diferenciar da concorrência e oferecer os melhores produtos e serviços personalizados para um público mais direcionado.

Além de refletir diretamente nos lucros, essa estratégia resulta na otimização das tarefas, na qualificação das atividades e na redução de custos financeiros. Reduzindo, ainda, ineficiências como ações de marketing mal direcionadas ou estratégias de vendas sem base de sustentação.

Utilizar o CRM tem ganhado adesão e relância ao longo dos últimos anos, sendo uma necessidade cada vez maior e por isso, o empresário e gestor precisa considerar fortemente a sua implementação e/ou evolução na empresa.

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