Com 75% das vendas identificadas, o Delta Supemercados já tem ticket médio 80% maior no clube de vantagens do que com os clientes não identificados. Pouco tempo atrás a identificação era de 50% e o ticket médio de 55% no programa de fidelidade chamado Classe A.
O aumento se deu em função das estratégias adotadas pela empresa que incluem a utilização de preço diferenciado para clientes cadastrados, adoção de segmentação realizada pela inteligência artificial que oferta os produtos conforme os hábitos de consumo dos clientes.
Com maior presença na cidade de Piracicaba, o Delta conta hoje com 10 lojas nas cidades de Piracicaba, Boituva, Salto, Cerquilho, Araras, Charqueada e Porto Feliz no interior de São Paulo. A rede iniciou seu programa de fidelidade em 2017 com o objetivo de realizar ações diferenciadas para os consumidores. A ideia era criar ofertas segmentadas, entendendo o momento de cada consumidor e abordando da maneira menos invasiva com uma comunicação personalizada.
Segundo Murilo Ferrato, diretor do grupo, desde o início o objetivo era “realizar ofertas mais personalizadas, não precisar dar o desconto para todo mundo, dar o desconto certo para a pessoa certa, para ter mais ganho de margem. Fazer campanhas mais direcionadas com os fornecedores”.
Esta estratégia tem sido executada a partir de um trabalho entre o marketing e os demais setores, principalmente o comercial, que é realizado em conjunto. O marketing extrai, analisa e disponibiliza as informações para que o comercial trabalhe estes dados dentro do mix de produtos e carteira de fornecedores.
Para o gerente de marketing, Michel Faulin, os números são extremamente positivos. “Estamos em constante crescimento em taxas de identificação e de ticket médio. Agora, o próximo passo é ir além da dependência de preços e começar a gerar mais valor para o cliente. O nosso desejo é que o cliente seja fiel ao Delta porque se identifica com a marca e seus valores. Chegou a hora de virar essa chave”, comenta Faulin.
Recentemente o Delta relançou o aplicativo mobile do Classe A para substituir o anterior. Desenvolvido pela Idever, o novo app foi bem recebido pelos clientes e não houve impactos negativos com a substituição.
Entre os benefícios com a mudança de aplicativo está a possibilidade do consumidor visualizar o cupom fiscal e facilitar a realização de troca de produtos. A garantia de evolução, manutenção e atualizações do produto também foi considerada como uma vantagem.
Faulin conta que desejam oferecer ao shopper outros benefícios como cashback e ampliar as automações nas regras de relacionamento a partir o consumo e comportamento dos clientes. Entre os projetos do grupo para o futuro próximo, estão previstas as inaugurações de mais três lojas neste ano, sendo as unidades do Bongue e Dois Córregos em Piracicaba além da unidade de Itu.