A Rede Asun Supermercados está localizada em Porto Alegre com 38 lojas distribuídas pelas cidades de Porto Alegre, grande Porto Alegre e Litoral do Rio Grande do Sul. Uma das mais importantes redes do estado e do Brasil, o Asun ocupa a 54ª posição no Ranking da Abras e integra a bandeira Atacado Leve Mais e Asun Leve Mais. Implementar uma base de dados sólida para uma efetiva comunicação com os consumidores, mapear seus hábitos de consumo e personalizar as ofertas foi a razão que levou a Rede Asun Supermercados a contratar uma plataforma de CRM e fidelização de clientes.
Programa de fidelidade investe em campanhas de sorteio
Dentre as muitas aplicações de uma plataforma de fidelização, o Asun iniciou o projeto em 2022 com a captação de clientes e hoje conta com o sistema da Idever para realizar automações de resgate de clientes, envio de comunicações para aniversariantes e direcionar ofertas e promoções. A Rede utilizou a campanha de sorteio com números da sorte como uma das estratégias para acelerar a adesão dos consumidores ao programa de fidelidade. “O CRM está inserido no setor de marketing do Asun, com foco em criação de campanhas, promoções e comunicação. Trabalhamos de forma 360º, em conjunto com SAC, Comercial, Marketing Digital e E-commerce”, explica Cátia Cavinato, analista de CRM da rede.
Cátia comenta que o projeto teve um ótimo início e conseguiram muitos cadastros já no mês do lançamento do Clube devido, principalmente, à facilidade de uso do sistema. Com a base de clientes identificados, o Asun consegue criar grupos de clientes e realizar promoções segmentadas direcionando as comunicações para o público certo. “E ainda temos utilizado a parte de campanhas, criando promoções comerciais vinculadas ao Clube, o que nos favorece em amplo aspecto, na análise de consumo, aumento de cadastros e economia em tecnologia”, complementa a analista de CRM.
Apesar do projeto ainda não ter alcançado seu ápice, há uma grande expectativa na rede varejista para a ampliação do uso do sistema, explorando as potencialidades. No entanto, alguns resultados já foram observados, tais como o aumento na nota do NPS da empresa, suporte de dados para a área comercial planejar melhor suas ações e a ampliação das campanhas com os fornecedores. Entre as estratégias futuras, o Asun almeja utilizar novas automações para realizar cross selling a partir das sugestões da inteligência artificial embarcada na plataforma Idever.
Plataforma Idever gera mais controle e engajamento
Contar com uma plataforma adequada para a evolução das estratégias de marketing é fundamental. No caso do Asun, os motivos que tornaram a Idever o fornecedor escolhido considerou diversos fatores destacados por Antônio Martins, gerente de TI da rede: “a implantação do sistema Idever foi incrivelmente rápida e tranquila, sem interrupções nas operações. O sistema é estável e fácil de operar, simplificando a adaptação de toda a equipe. Além disso, a versatilidade do Idever é notável, atendendo às áreas de marketing e comercial”.
Segundo Martins, uma grande vantagem de ter implementado a plataforma de fidelização é a redução de custos, especialmente em tabloides. Na visão do gerente de TI, a plataforma otimiza o mix de loja, permitindo análises detalhadas para a tomada de decisões. “Em suma, a Idever, é essencial para nossos processos, melhorando nossa eficiência e estratégia, enquanto economiza recursos e fortalece nossa presença digital. Estamos ansiosos para explorar ainda mais seu potencial”, finaliza Martins.