14/02/2022 - 2 min Voltar

Como a pandemia mudou o comportamento de compra?

Como a pandemia mudou o comportamento de compra do consumidor? A crise do coronavírus nos fez repensar muitas coisas e mudar tantas outras de lugar, não é mesmo?

Assim como nós, os seus clientes também modificaram hábitos e estão em uma nova fase. Muitas pessoas, inclusive, denominam esse período de “novo normal”, o que também afeta o comportamento de compra do consumidor.

Neste artigo, vamos comentar algumas das principais mudanças de conduta do cliente em relação ao consumo. Assim, você conseguirá descobrir quais são as novas tendências e definir um novo caminho estratégico para a sua empresa, a fim de manter o fluxo de vendas alto e satisfatório.

E então, você quer saber quais foram as transformações no comportamento de compra do consumidor? Confira nos próximos tópicos!

Consumo digital

A necessidade do isolamento social acelerou o processo de digitalização que já era tendência para as empresas e os clientes. Nesse cenário de quarentena, muitos dos consumidores que ainda não haviam tido contato com o consumo digital tiveram que se adaptar à experiência.

Nesse sentido, serviços financeiros e bancários, como os apps e às plataformas de Internet Banking, passaram a estar na palma da mão tornando o aprendizado virtual, assim, muitos consumidores decidiram encontrar novos hobbies e as aulas onlinee, sustentando as compras no cenário digital.

Varejo online

Os deliveries e as plataformas de e-commerce se tornaram as maiores preferências para viabilizar o consumo, já que permitiu que o cliente conseguisse efetuar a compra sem sair de casa.

Considerando esse formato de venda e compra, outras preferências do consumidor foram reforçadas, como o pagamento digital (efetua-se o pagamento da compra diretamente na plataforma de marketplace) ou a estratégia de pagamento contactless (pagamento por meio de QR Code ou por um cartão por aproximação).

Empatia e humanização

Considerando todo o distanciamento necessário e a digitalização de processos, a computadorização  reforçou a importância da humanização para os clientes. Dessa maneira, o atendimento ao consumidor precisa levar em consideração que o capital humano é um dos nossos bens mais preciosos.

A questão do emocional prevalece bastante nesse ponto. O seu consumidor, portanto, está buscando cada vez mais uma relação próxima e mais empática. Ademais, ao atender aos seus clientes, é preciso levar em consideração que todos, inclusive você e a sua equipe, estão passando por uma crise e por diversos desafios.

Chegando até aqui, você compreendeu algumas das principais mudanças de comportamento de compra do consumidor vinculadas à pandemia. É importante que, nesse momento que, em conjunto com a sua equipe, repense as estratégias que devem ser adotadas para se adaptar à transformação para o “novo normal”.

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