Conecte corações e clientes para fidelizar no Dia dos Namorados e também nos dados! Mais do que uma data simbólica, ela representa uma das principais oportunidades do varejo no primeiro semestre.
Sendo assim, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, movimentando emoções e cifras. Em 2023, o faturamento do e-commerce durante a data ultrapassou R$ 6,5 bilhões, segundo a NielsenIQ|Ebit, com crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Neste cenário aquecido, o uso estratégico do CRM (Customer Relationship Management) pode ser a chave para destacar sua marca e impulsionar suas vendas.
💡 Amar é conhecer — e isso vale para o cliente também
Relacionamentos duradouros se constroem com escuta, atenção e personalização, pois usar o CRM para entender hábitos de consumo, preferências e comportamento de compra é como lembrar o sorvete favorito do seu par: mostra que você se importa. Segundo a Epsilon, 80% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.
🛍️ Promoções são gestos. Personalização é sentimento
Campanhas genéricas não encantam. A tecnologia CRM da idEver permite criar ações segmentadas, com comunicações certeiras e ofertas sob medida, assim, algo que pode aumentar em até 20% a taxa de conversão (McKinsey & Company, 2021). A personalização torna o processo de compra mais envolvente e relevante.
🎯 Estratégias para vender mais no Dia dos Namorados
Conheça o comportamento do seu cliente
Com base em dados históricos e comportamento de compra, o CRM permite entender preferências, faixas de preço, canais de contato favoritos e produtos mais desejados para cada perfil. Dessa maneira, isso possibilita antever demandas e planejar campanhas mais assertivas. Uma análise da McKinsey apontou que empresas orientadas por dados têm 23 vezes mais chances de conquistar novos clientes.
Segmente e personalize suas campanhas
Não envie a mesma mensagem para todos. Dessa forma, crie segmentações por gênero, idade, preferências, ticket médio e tipo de relacionamento. A personalização aumenta em até 80% a taxa de abertura de e-mails, segundo dados da Campaign Monitor. Aproveite para oferecer sugestões de presentes e ofertas exclusivas conforme o perfil de cada consumidor.
Crie jornadas encantadoras
Com o CRM, você pode planejar a jornada do cliente desde o primeiro clique até o pós-venda. Envie lembretes, mensagens de carinho personalizadas, e ainda ofereça cupons de desconto para a próxima compra. Segundo a PwC, 73% dos consumidores dizem que a experiência do cliente é um fator decisivo na hora da compra.
Aproveite os canais certos
Use e abuse dos canais integrados, como WhatsApp, e-mail, redes sociais e SMS, pois ajudará o CRM ajuda a identificar onde está a atenção do seu cliente. Uma estratégia omnichannel pode aumentar em até 30% as chances de conversão, conforme estudo da Harvard Business Review.
Meça e otimize em tempo real
A grande vantagem de usar um CRM como o da idEver é acompanhar em tempo real o desempenho de cada campanha, sendo assim, permite ajustes rápidos, testes A/B e tomada de decisão baseada em dados.
❤️ A inteligência idEver que aproxima marcas e corações
Neste Dia dos Namorados, transforme cada clique em conexão:
📍Mais do que uma data para vender, o Dia dos Namorados é uma oportunidade de criar conexões afetivas com seus clientes.
📍Invista em tecnologia, personalização e relacionamento para que o amor pelo seu produto ou serviço dure o ano inteiro.
Afinal, quem cuida bem do cliente, fideliza com a idEver. E fidelizar é o maior gesto de amor no varejo.
📚 Fontes consultadas:
- McKinsey: “Next in personalization 2021”: https://www.mckinsey.com/business-functions/growth-marketing-and-sales/our-insights/the-value-of-getting-personalization-right-or-wrong-is-multiplying
- NielsenIQ|Ebit: https://www.nielsen.com/pt/insights/2023/ecommerce-dia-dos-namorados-2023/
- McKinsey: https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-digital/our-insights/the-age-of-analytics-competing-in-a-data-driven-world
- Campaign Monitor: https://www.campaignmonitor.com/resources/guides/personalization/
- PWC: https://www.pwc.com/us/en/services/consulting/library/consumer-intelligence-series/pwc-consumer-intelligence-series-customer-experience.pdf
- Harvard Business Review: https://hbr.org/2017/01/a-study-of-46000-shoppers-shows-that-omnichannel-retailing-works
- Epsilon: https://www.epsilon.com/us/about-us/pressroom/new-epsilon-research-indicates-80-of-consumers-are-more-likely-to-make-a-purchase-when-brands-offer-personalized-experiences