07/01/2025 - 3 min Voltar

A evolução tecnológica que impactará o futuro do CRM em 2025

A evolução tecnológica que impactará o futuro do CRM em 2025 passa por aumento no uso de inteligência artificial e reforço na experiência omnichannel. Além desses dois pontos, um maior acesso através de dispositivos móveis e o foco no analytics devem prevalecer entre as demandas no mercado de CRM (Customer Relationship Management).

Em 2025, as empresas precisarão estar atentas às principais tendências que moldarão o futuro das ferramentas para a gestão de relacionamentos com clientes.

A seguir, destacamos algumas das inovações e estratégias que devem impactar significativamente o setor.

1. Integração da inteligência artificial e machine learning

A Inteligência Artificial (IA) já desempenha um papel crucial nos sistemas de CRM, mas em 2025 veremos um salto em seu impacto. Pois com algoritmos mais sofisticados e maior uso da IA generativa, será possível prever comportamentos de clientes com maior precisão, automatizar interações em múltiplos canais de forma cada vez mais personalizadas.

O uso da IA generativa permitirá que o CRM não só aprenda continuamente com os dados coletados, mas crie mensagens e ofertas super direcionadas, otimizando a experiência do cliente e as estratégias de marketing.

2. Experiência omnicanal reforçada

Em 2025, a omnicanalidade deixará de ser um diferencial para se tornar um padrão esperado. Dessa forma, os sistemas de CRM serão ainda mais robustos na integração de dados provenientes de diversos canais, como redes sociais, aplicativos móveis, e-commerce e pontos de venda físicos.

Isso permitirá que as empresas ofereçam uma experiência fluida e consistente, independentemente do ponto de contato do cliente.

3. Foco na privacidade e segurança de dados

Com legislações de proteção de dados cada vez mais ativa, como a LGPD no Brasil e o GDPR na Europa, o futuro do CRM estará profundamente alinhado à transparência e à segurança.

Sendo assim, as plataformas precisarão adotar soluções avançadas para garantir a proteção das informações dos clientes, ao mesmo tempo que oferecem maneiras claras e fáceis para que os consumidores gerenciem suas preferências e consentimentos.

4. Expansão do uso de analytics avançados

O CRM será uma ferramenta ainda mais poderosa para coleta e análise de dados, em especial os dados primários. Pois, com dashboards intuitivos, permitirão que gestores acompanhem o desempenho em tempo real, identifiquem oportunidades e ajustem estratégias rapidamente.

Ademais, as análises preditivas ganharão destaque, ajudando as empresas a se anteciparem às necessidades dos clientes.

5. CRM móvel e acessível ao usuário

Com o aumento na disponibilidade de aplicativos móveis, os consumidores cada vez mais acessam seus apps para a consulta de promoções e ofertas em diversos estabelecimentos. Em 2025, espera-se que essas plataformas ofereçam ainda mais funcionalidades, permitindo que os usuários acessem e atualizem dados em qualquer lugar.

6. Personalização em escala

A personalização continuará sendo um pilar central, mas com a ajuda de IA e big data, ela será feita em uma escala sem precedentes. Em 2025, as empresas poderão oferecer experiências altamente customizadas para grandes volumes de clientes, atendendo às necessidades individuais sem comprometer a eficiência.

A idEver acompanha em tempo real a transformação no varejo

O futuro do CRM promete transformações profundas, impulsionadas pela tecnologia e pela demanda dos consumidores por relações mais significativas e ágeis.

Portanto, na idEver, acreditamos que acompanhar essas inovações é fundamental para ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos e fortalecerem seus relacionamentos com cada público.

Vamos juntos construir o futuro do CRM! Entre em contato agora mesmo e personalize as suas estratégias.