O comportamento do consumidor é uma variável muito importante para as empresas conhecerem bem o perfil, as necessidades e os desejos de seus clientes. Trata-se de informações relevantes para oferecer produtos e serviços que vão de acordo com o esperado pelos potenciais compradores.
Para explicar um pouco mais sobre o assunto, preparamos um artigo completo de como monitorar e analisar o comportamento do consumidor. Quer aprender tudo sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!
Como monitorar o comportamento do consumidor?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o cliente tem diversas características próprias e culturais que impactam sua jornada de compras. Uma das formas mais antigas e tradicionais para mapear esses pontos é justamente pelas pesquisas de mercado. Esse processo pode envolver busca ativa ou preenchimento de formulários em determinados grupos de amostragem (clientes em potencial).
Por meio da catalogação de dados e informações de consumo, é possível estabelecer uma base de informação estratégica. Além desse modelo, uma outra forma muito em alta no mercado é o uso do analytics.
Nesse modelo, as empresas podem utilizar a ferramenta Google Analytics, por exemplo, para extrair informações do público, palavras-chave utilizadas na busca e o índice de abandono de carrinho. Essa estratégia é muito interessante para os negócios que têm presença digital já estabelecida ou querem alavancar as vendas por meio de lojas virtuais.
Como analisar o comportamento do consumidor?
Existem algumas variáveis muito importantes a serem analisadas para chegar a uma avaliação mais completa sobre as características e os modelos de comportamento do consumidor. Listamos a seguir as mais relevantes.
Cultura
A questão cultural é algo central na definição do comportamento do consumidor. Isso ocorre devido à pressão cultural que é exercida sobre os padrões de compra. Por exemplo, países da cultura oriental são mais focados no crescimento espiritual e no trabalho, mantendo políticas anticonsumistas mais fortes. Ou seja, uma empresa que atua em nichos considerados de menor necessidade básica terá maiores dificuldades de venda.
Classe social
A classe social é extremamente importante devido a um fato central: o poder aquisitivo. Um negócio de revenda de aeronaves é totalmente diferente de uma loja de vestuário, não é mesmo? Esses dois extremos revelam como a avaliação da classe social é um ponto fundamental na determinação do perfil de cliente ideal para cada empreendimento.
Estilo de vida
O estilo de vida é outro ponto que precisa ser bem pesquisado no comportamento do consumidor. As pessoas têm diferentes prioridades na vida, sendo necessário conhecer quais as principais do seu cliente em potencial. Com essa informação bem formatada, é possível montar uma estratégia de vendas bem alinhada.
Influenciadores de opinião
As redes sociais trouxeram um novo padrão de influência. Blogueiras, modelos e atores passaram a exercer o seu poder de persuasão e determinação de padrões de consumo para fazer com que as pessoas tenham essas opiniões como uma base de definição. Então, isso também é algo que precisa estar presente na avaliação e no monitoramento do comportamento do consumidor.
Ao longo do artigo, foi possível compreender um pouco mais sobre como o comportamento do consumidor é uma métrica importantíssima para qualquer negócio. Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para estabelecer uma relação comercial duradoura, e isso envolve obter e analisar informações como idade, personalidade, profissão e condições financeiras atuais.