A importância dos dados para uma empresa é inquestionável e, por isso, é necessário adotar medidas para encontrar as informações relevantes para as suas operações. Por essa razão é importante que você conheça 5 principais tipos de metodologia de pesquisa de mercado para ter sucesso nas estratégias.
A escolha da metodologia de pesquisa orientará o tipo de informação que será levantada e a sua aplicação no fluxo de trabalho do negócio. Para te ajudar a escolher a mais adequada para o seu negócio, preparamos este texto. Boa leitura!
Por que empresas fazem pesquisas de mercado?
As pesquisas de mercado são um grande mecanismo de gestão de negócios, ajudando as empresas a encontrarem dados relevantes para as suas operações e para orientar os processos de tomada de decisão. Assim, o negócio consegue:
- otimizar rotinas corporativas;
- definir novos produtos e serviços;
- modernizar o portfólio da marca;
- criar políticas de relacionamento inovadoras;
- investir com mais segurança;
- orientar tomadas de decisão que envolvem a marca.
Por que é importante escolher a metodologia certa?
Ao realizar esses levantamentos de informações, o negócio deve estar atento para a metodologia de pesquisa de mercado. Afinal, ela tem um impacto direto nos resultados do processo.
A metodologia orienta o tipo de informação que será captado e os canais utilizados para isso. Ademais, ela influencia nas perguntas realizadas e na escolha dos mecanismos de coleta. Em outras palavras, a metodologia tem impacto direto na qualidade dos registros que o negócio terá para orientar as suas decisões.
Quais são os tipos de metodologia de pesquisa de mercado?
Para escolher tipos de metodologia de pesquisa de mercado, além de saber exatamente os objetivos da empresa, os times devem ter um amplo conhecimento sobre as possibilidades disponíveis. Veja a seguir quais são as metodologias de pesquisa de mercado mais utilizadas no Brasil:
- quantitativa: essa pesquisa faz uso de números, métricas e cálculos matemáticos para identificar uma tendência com precisão;
- qualitativa: essa forma de pesquisa tem como foco a subjetividade, criando uma narrativa que ajuda a empresa a tomar decisões com base em questões mais abrangentes;
- exploratória: nesse caso, o negócio conduzirá uma pesquisa mais livre, com a finalidade de entender determinados eventos com maior profundidade;
- descritiva: essa forma de pesquisa toma como base insights e informações já existentes para testar ideias do negócio em grupos segmentados e, com isso, validar hipóteses preexistentes da marca;
- causal: a pesquisa causal é feita mediante o uso de testes de identificação de causa e efeito, o que permite ao negócio validar hipóteses e estratégias.
Pesquisas de mercado fazem parte do dia a dia de negócios de sucesso. Elas ajudam empresas a entenderem as demandas de seus consumidores e permitem o acesso a registros relevantes para a marca. Assim, os times podem sempre tomar decisões adequadas ao pensar investimentos, projetos e ações de mercado.
Nesse contexto, escolher a melhor metodologia de pesquisa de mercado para o que se pretende estudar ou conhecer é fundamental. Portanto, siga as dicas deste texto para conhecer com mais profundidade o seu mercado e obter insights para suas ações de marketing.
As soluções da Idever auxiliam na realização de pesquisas com os consumidores cadastrados no programa de fidelidade. Utilizá-las pode fazer a diferença na montagem de estratégias mais adequadas e que aumentarão a satisfação dos consumidores.
Veja em nosso blog por qual motivo é importante entender e investir na busca desse conhecimento!
Você poder conhecer também a jornada de fidelização de clientes baixando o infográfico abaixo que a Idever preparou com os principais desafios neste campo.