As modalidades de programas de fidelidade são duas: próprios e de terceiros. Os programas de fidelidade de terceiros também são conhecidos como de “coalizão”, uma vez que diversas empresas o constituem. Nos programas próprios, ou individuais, apenas uma empresa é a gestora. Ambos têm como finalidade a ofertar recompensas ao cliente como contrapartida por sua fidelidade. Veja a seguir quais são as diferenças entre eles:
Modalidade de programas de coalizão possui várias empresas
Quanto à modalidade de programas de fidelidade de coalizão gera uma facilidade para o varejista, uma vez que há uma administradora que gerencia o programa e é detentora dos dados. Costuma ter menor esforço e não é preciso se preocupar com equipes para suportá-los. Empresas administradoras terceiras gerem do programa e fornecem as recompensas que atendem diversas marcas.
O consumidor dispõe de um acesso ao programa onde verifica sua pontuação e realiza resgates. Embora a complexidade seja menor, há um investimento financeiro significativo e o varejista fica limitado às recompensas do programa. Além disso, o consumidor se torna fiel ao programa e não necessariamente ao seu estabelecimento (sua marca), uma vez que várias empresas oferecem o mesmo programa.
Modalidade de programas próprios apenas uma empresa é a gestora
Os programas próprios são desenvolvidos para a necessidade e ambiente do varejista que o contrata. Uma das vantagens é poder customizá-lo e deixá-lo adequado seu público-alvo, o que poderá trazer um bom retorno. Neste caso, o varejista tem liberdade para oferecer a modalidade de recompensa que melhor atrai seu consumidor e que seja mais viável financeiramente.
É comum esses varejistas utilizarem seus cartões de crédito (private label) como mais uma atrativo do programa, promovendo descontos caso a forma de pagamento seja o cartão do estabelecimento.
Investir em sistemas e pessoal para uma boa gestão
Na modalidade de programa próprio, o varejista deverá investir em sistemas e pessoal para uma boa gestão, mas conta com a possibilidade de integrar sua plataforma aos demais sistemas da empresa com ganhos de sinergia e melhoria no atendimento. Boa parte dos sistemas hoje oferecem a modalidade SaaS, sem a necessidade de infraestrutura do varejista. Além disso, o conhecimento do consumidor fica em casa e à disposição para ser aplicado às diversas estratégias da empresa.
Independentemente do programa utilizado, ele deve se basear em um tripé:
- A primeira parte é conhecer o consumidor e compreender seu perfil (tíquete médio, faixa etária, onde mora, frequência de compra etc.) e seus hábitos de consumo.
- A segunda é o relacionamento, que pode ser presencial, por SMS, telefone, e-mail.
- A terceira é a recompensa, que se baseia no controle da recompensa mais atrativa e que gera melhor fidelização a um custo permissivo.
Programas próprios precisam de uma boa plataforma
A idever oferece uma plataforma de CRM com um cardápio completo de ferramentas para suportar as diversificadas estratégias de seu programa próprio de fidelidade. Com mais de oito alavancas para a fidelização, cada empresa pode escolher quais são os melhores benefícios para os consumidores.
Além disso, o consumidor acessa benefícios como cashback, promoções, sorteios, vouchers e pontos através um aplicativo mobile amigável e intutito. O monitoramento de todos os dados do app gera insights para novas estratégias.
Para seu conforto, nossos consultores de fidelização compõem um time de especialistas prontos a parametrizar a plataforma e capacitar os clientes para extraírem o máximo da estratégia construída.
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