Traduzindo o termo para o idioma português, “customer marketing” significa marketing para clientes. Trata-se de um processo com ações direcionadas visando identificar quais produtos ou serviços são os mais indicados para reter e transformar os seus potenciais clientes em defensores da sua marca. Explicamos neste post o que é customer marketing e como implementar esta estratégia na empresa.
Vale ressaltar que todo esse processo tem uma enorme importância. O objetivo é estabelecer um incrível relacionamento, bem como experiências positivas entre os clientes e a organização. Deseja saber mais sobre esse tema? É só continuar a leitura deste post. Confira!
Como implementar customer marketing na empresa
O atual cenário é de mudanças de hábitos e comportamentos das pessoas e, nesse contexto, surge o consumidor 4.0. Esse é o cliente mais exigente, bem informado e que dita as regras, cabendo à empresa, assim, entender como deixá-lo mais propenso às compras e, sobretudo, descobrir meios de aumentar as oportunidades de vendas.
Então, nessa conjuntura, é importante saber o que é customer marketing e como implementar na empresa. Esta é uma estratégia perfeita para promover o engajamento de clientes com a sua marca. Nesse sentido, vale adequá-los ao funil de marketing com um detalhe importante: é necessário virar o funil de cabeça para baixo. Por isso, tome nota do passo a passo para implementá-lo!
Estude a sua base de clientes
O primeiro passo é estudar o comportamento e o perfil dos seus potenciais clientes. Sendo assim, analise os seus desejos de consumo, as dores e necessidades. Em seguida, crie estratégias e conteúdos para estabelecer uma comunicação eficiente com esses consumidores.
Crie mensagens personalizadas
Assim que descobrir as necessidades e os desejos dos seus clientes, é preciso personalizar as mensagens para que eles se sintam especiais. Sendo assim, desenvolva uma comunicação emocional e ações que facilitem a tomada de decisão.
Desenvolva um programa de marketing de indicação
Muitas empresas já se beneficiam com os eficientes programas de indicação. A ideia é incentivar os seus clientes a convidarem outras pessoas para conhecer o seu negócio. Em troca, devem receber algo que gere valor para eles.
Fortaleça sua presença nas redes sociais
As redes sociais são canais indispensáveis para implementar o customer marketing, e para que elas se tornem mais eficientes, busque disponibilizar chats para atendimento, inclusive interagindo com os clientes e respondendo comentários no Facebook e no Instagram.
Conte com uma solução de CRM
Os CRM são softwares que compilam dados e, dessa forma, ajudam a empresa a entender quem são seus clientes e a identificar seus desejos e comportamentos. Em seguida, dá para criar ofertas personalizadas e automatizar campanhas de marketing.
Principais métricas do customer marketing
Para medir o grau de assertividade das ações de customer marketing, existem as métricas. As principais são 3. Veja!
Taxa de retenção de clientes
O objetivo dessa métrica é analisar a capacidade da organização de manter sua base de clientes. Muito além de definir números, essa taxa permite entender se as estratégias estão dando resultados relevantes.
Churn
O churn mede o percentual de cancelamentos, bem como a perda de receita em determinado período. Em outras palavras, essa métrica define o quantitativo de clientes que deixaram de comprar os produtos ou serviços da empresa.
Valor vitalício
O lifetime value é uma métrica importante, pois mede a saúde da empresa. Ele se refere ao retorno financeiro que cada consumidor dá para a organização durante o período em que é cliente.
Não existe segredo: a estratégia para ter resultados satisfatórios com a implantação do customer marketing é saber engajar os usuários com a sua marca para aumentar a base de clientes e a previsão de receitas para a organização.
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