Programas de fidelidade em supermercados nada mais é que uma estratégia comercial que tem como objetivo fazer com que as pessoas retornem a um estabelecimento, realizem novas compras e naturalmente sejam convertidas em consumidores fiéis ao negócio.
Para que o programa alcance os resultados esperados, não basta que os gerentes escolham os prêmios e brindes a serem entregues aos clientes. É preciso seguir algumas etapas e implementar alguns processos, somente assim os ganhos serão os ideais.
Para ajudá-lo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre programas de fidelidade em supermercados. Confira a seguir e veja como criar um!
Entenda o que afasta as pessoas do supermercado
O primeiro passo para o desenvolvimento de um programa de fidelidade é estudar e entender o que leva os clientes a não retornarem ao supermercado. Os motivos para isso podem ser diversos, como produtos que não atendem as expectativas, altos preços, atendimento de baixa qualidade, falta de organização, entre outros.
Entendendo esses motivos, os gerentes podem detectar quais são os problemas e o que deve ser aperfeiçoado. É muito importante que o programa de fidelidade seja criado somente quando as soluções para todos os problemas forem implementadas.
Conheça o cliente
Para que um supermercado tenha consumidores fiéis, é preciso oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam ou procuram. Por isso, os programas de fidelidade em supermercados devem ser criados em cima do perfil e dos hábitos dos clientes, somente assim é possível fidelizar o público.
Existem diversas formas dos gerentes conhecerem os clientes. Isso pode ser feito por meio de formulários, pesquisas de satisfação, pedido de feedback e pontos sugestões de melhorias. Assim, é possível entender o que as pessoas pensam sobre o supermercado e o que desejam.
Crie um nome chamativo e que seja aceito pelo público
O nome do programa de fidelidade é um dos detalhes mais importantes, pois a divulgação no supermercado e nas mídias será em torno dele, sendo, então, o primeiro contato dos consumidores com o programa. Por isso, é fundamental que ele seja nomeado de forma que chame a atenção do público e seja facilmente memorizado.
Além disso, deve-se criar uma identidade visual para o programa. A criação de uma marca demonstra seriedade e aumenta a aceitação do público.
Defina o sistema de pontuação
Agora é hora de definir o formato do programa e como os benefícios e recompensas serão resgatados. Escolha entre os dois principais modelos: benefícios cumulativos ou instantâneos.
No primeiro modelo, os pontos são acumulados com o passar do tempo, conforme as compras que o cliente realiza em seu estabelecimento. Um exemplo desse formato são os programas de pontos usados pelas empresas de cartão de crédito.
Já no segundo modelo, o cliente é recompensado no momento da compra. O benefício pode ser um desconto no valor do produto, um brinde ou uma oferta diferenciada, como leve mais e pague menos. Esse formato é muito usado em drogarias, livrarias e em supermercados também.
Para escolher o melhor modelo para o seu estabelecimento, é preciso levar em consideração o perfil de seus clientes e os recursos da empresa para verificar se ela é capaz de criar um programa cumulativo, se é capaz de entregar os benefícios instantaneamente ou se vale a pena mesclar esses dois modelos.
Lembre-se de que todo programa de fidelidade em supermercados possui um sistema de pontuação e é muito importante que ele seja simples e de fácil entendimento, isso facilita a aceitação do público e a divulgação do programa.
Escolha as recompensas do programa de fidelidade
Por último, para fechar a criação de um programa de fidelidade em supermercados, é preciso definir um programa de recompensas e os bônus para os clientes. Como o foco de todo programa de fidelidade são os prêmios, é preciso escolhê-los com muita atenção.
Dentre as melhores recompensas para fidelização de clientes em um supermercado, podemos destacar:
- descontos especiais nos produtos;
- melhores condições de pagamento;
- participação em sorteios;
- brindes;
- participação em campanhas exclusivas do programa.
Agora que você já sabe como criar programas de fidelidade em supermercados, a Idever é especialista em soluções para gestão de programas de fidelidade. Fale com um de nossos consultores e saiba mais.