18/04/2022 - 3 min Voltar

Marketing estratégico: 6 dicas para implementar na empresa

O seu supermercado investe em marketing estratégico? Manter uma marca em evidência nunca foi tão difícil. Justamente por isso, os negócios devem buscar modos inovadores de conquistarem os seus clientes.

O marketing estratégico pode ser um deles. Ele fornece uma nova abordagem para políticas de publicidade e de relacionamento com o consumidor. Desse modo, a marca pode criar uma conexão profunda com o seu público-alvo e atingir mais lucratividade. Veja como isso é feito a seguir!

O que é marketing estratégico?

Marketing estratégico é o termo utilizado para definir estratégias de marketing focadas nas etapas iniciais das estratégias de relacionamento do negócio. Cabe ao time dessa área definir pontos como o público-alvo, as ações e canais de divulgação, os objetivos estratégicos e a posição do negócio dentro do seu mercado de atuação. Assim, a empresa pode utilizar uma abordagem alinhada com o seu perfil e a personalidade de seus clientes.

Como ele funciona?

O marketing estratégico trabalha com todas as equipes e canais que lidam com o cliente, como dito. Eles são orientados a partir de um planejamento em comum, que busca a integração entre pessoas e objetiva uma experiência uniforme, independentemente do estágio de relacionamento entre o consumidor e a marca. Assim, os clientes do supermercado terão um alto nível de fidelização com o negócio.

Como implementar uma política de marketing estratégico?

Para investir em marketing estratégico, o supermercado deve fazer um planejamento robusto e que considere o seu perfil. Além disso, deve avaliar determinados fatores, como quem deseja atingir e os seus concorrentes. Os passos básicos são os seguintes:

  1. definir o seu público-alvo: isso deve ser feito considerando alguns pontos, como a renda média, as suas demandas, os canais que ele frequenta e a linguagem que melhor funciona com o cliente;
  2. analisar o mercado: faça pesquisas para entender como outros estabelecimentos do seu setor se comportam e os seus diferenciais, ajudando o negócio a se destacar com mais facilidade;
  3. escolher os canais em que o supermercado deve atuar: atualmente é fundamental estar em mais de canal de venda pois o clientes é multicanal e é preciso garantir a presença em canais físicos e digitais como e-commerce próprio, marketplace, whatsapp ou redes sociais;
  4. otimizar o seu site: a otimização do site deve considerar o perfil da marca, as boas práticas de SEO e de usabilidade, facilitando a navegação e o processo de compra;
  5. apostar em um conteúdo relevante: os conteúdos devem ser relevantes para o seu cliente, capazes de atrair novas visitas para o site e alinhados com o setor em que o supermercado atua;
  6. utilizar o BI para analisar dados: ferramentas de análise de dados ajudam as mais diversas empresas a entenderem o resultado das suas decisões, otimizarem o seu planejamento e avaliarem os indicadores ao lado de outros fatores, tornando o negócio mais competitivo.

Planeje o marketing estratégico com cuidado

Todo estabelecimento quer ser reconhecido pelo seu público-alvo. Esse, contudo, é um objetivo que pode ser atingido facilmente com o investimento em uma boa estratégia de marketing. Ela ajudará o supermercado a alcançar os seus clientes e os parceiros comerciais com facilidade.

Nesse sentido, o planejamento do marketing estratégico deve ser feito com cuidado. O negócio deve estar atento às demandas dos clientes e sempre analisar os resultados. Fazendo isso, você conseguirá colocar a sua marca no radar do seu público em potencial e, assim, maximizar os seus lucros.

Quer saber mais sobre como a tecnologia e a análise de dados podem ajudar em processos de marketing? Então, fale já conosco!

Conheça os caminhos da fidelização
Infográfico de fidelização de clientes