O Supermercados Paulista e a Rede Tonin Superatacado já colhem resultados com estratégia de Cupom Fiscal Digital, uma evolução em suas estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance). A primeira rede localizada em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, e a segunda com 18 lojas, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, estão alcançando importantes resultados como mudança na cultura do consumidor e ganhos financeiros.
O Paulista Supermercados já possui 60% dos cupons digitalizados, trazendo benefícios como sustentabilidade ambiental, redução de custos com a diminuição na compra de bobinas e uma melhor experiência para os clientes, além de facilitar a troca de produtos, uma vez que os cupons de papel se perdiam facilmente.
O Tonin Superatacado analisa frequentemente seus resultados através dos dashboards gerenciais, medindo o volume de redução de papel, bobinas, custos associados e o impacto ambiental. Entre as métricas observadas, está a preservação de árvores com o compromisso sempre da sustentabilidade e a eficiência que guia todo o processo.
Os Supermercados Paulista disponibilizaram para os clientes a possibilidade de receberem seus cupons diretamente no aplicativo “Meu Paulista” contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente. Dessa maneira, o cliente ao aceitar o processo uma vez, todos os próximos cupons são gerados automaticamente e ficam disponíveis no aplicativo, podendo também ser enviado ao e-mail do cliente. Porém, para usufruir dessa vantagem, o cliente precisa estar cadastrado no clube de benefícios da rede supermercadista.
Segundo Jorge Tannous, sócio proprietário do Paulista, o processo de implementação dos cupons ocorreu em três etapas: a primeira foi a configuração do sistema, a segunda foi o treinamento dos colaboradores para esclarecer todas as dúvidas dos clientes, e a terceira e última etapa foi a divulgação em todos os nossos canais de comunicação. “O sistema Idever é o responsável pelo funcionamento dos cupons digitais e fornece informações completas sobre os resultados alcançados”, comenta Tannous.
Na rede Tonin, o trabalho com os cupons fiscais digitais tem sido realizado a partir de uma conscientização semanal, acompanhando a evolução da impressão dos cupons no caixa, verificando os cadastros dos clientes que optaram pelo cupom fiscal digital e reforçando a operação no PDV com os operadores. “Enfatizamos os pilares do ESG, falando sobre a redução de papel no meio ambiente, os benefícios em termos de custos e sustentabilidade e, até mesmo, orientando os clientes a explorar mais o nosso aplicativo, navegando por suas funcionalidades”, explica Cleide Prates, gerente de marketing da rede.
Cleide comenta que a implementação do projeto foi simplificada e integrada entre a Idever e a TOTVS. No entanto, o desafio residiu em construir uma cultura de utilização, fazendo com que os clientes se engajassem mais com a proposta do cupom fiscal digital ao invés da tradicional impressão em papel. “Foi necessário implementar uma cultura de processo e usabilidade, onde as informações sejam facilmente acessíveis, no qual a plataforma Idever foi fundamental nesse processo, permitindo a construção eficaz do projeto”, complementa a gerente de marketing do Tonin.
Há tempos as discussões sobre o ESG deixaram de ser uma tendência, para se colocarem como uma necessidade para empresas que buscam se manter e prosperar nos próximos anos. Desta forma, uma prática simples e tangível é a adoção do Cupom Fiscal Digital, que tem se popularizado por trazer grandes benefícios econômicos e de sustentabilidade social, uma vez que dispensa a impressão do cupom.
Ao optar por este tipo de estratégia, as empresas aumentam a relevância de suas marcas diante de consumidores mais conscientes que buscam empresas comprometidas com boas práticas de ESG. Outros atrativos são a economia de tempo e recursos; redução de lixo e poluição; respeitabilidade social; conveniência aos consumidores e fortalecimento da fidelização.
Cada vez mais a utilização de aplicativos móveis, como o fornecido pelo CRM Idever, facilitará o acesso a serviços essenciais que afetam a vida das pessoas. Nos casos apresentados, o acesso aos cupons fiscais na forma digital, interfere na forma como os consumidores estão adotando gradativamente um comportamento mais responsável e consciente.
Os supermercados Big Compra, Delta e Cidade estão apostando na Roleta de Prêmios como um mecanismo eficiente para reconquistar ou ampliar o engajamento dos clientes com seus aplicativos de fidelidade. Por meio de giros no app, este recurso proporciona uma experiência gamificada capaz de envolver os usuários que buscam prêmios como recompensa.
A Rede Asun Supermercados está localizada em Porto Alegre com 38 lojas distribuídas pelas cidades de Porto Alegre, grande Porto Alegre e Litoral do Rio Grande do Sul. Uma das mais importantes redes do estado e do Brasil, o Asun ocupa a 54ª posição no Ranking da Abras e integra a bandeira Atacado Leve Mais e…
A rede de supermercados São João, localizada em Guaxupé-MG, relançou recentemente seu novo aplicativo mobile do programa de fidelidade desenvolvido pela Idever. Em substituição ao anterior, a intenção com o novo app é levar cada vez mais o cliente para o ambiente digital, assim, o consumidor pode acessar as ofertas do clube e comprar no e-commerce…
O Supermercados Guanabara alcançou uma economia de 40% do valor investido na distribuição de encartes na rua com a adesão dos clientes ao encarte digital no aplicativo. Este é um dos resultados mais significativos do clube de vantagens “Mais Amigo” criado em 2019.
A rede de Supermercados Big Compra, com sede na cidade de Ribeirão Preto/SP, conta com 8 lojas distribuídas em Ribeirão Preto, Franca e São Joaquim da Barra no interior paulista comandadas por Claudinei Sousa, empresário com larga experiência no varejo.
Com 75% das vendas identificadas, o Delta Supemercados já tem ticket médio 80% maior no clube de vantagens do que com os clientes não identificados. Pouco tempo atrás a identificação era de 50% e o ticket médio de 55% no programa de fidelidade chamado Classe A.
A rede de supermercados Zebu Carnes tem forte presença na cidade de Uberaba, triângulo mineiro, com suas 09 lojas aumenta presença com o CRM Idever. O programa de fidelidade foi implementado em 2019 e de lá para cá vem sendo aperfeiçoado frequentemente e com muitos aprendizados.
Tonin usa CRM e omnichannel como estratégia de marketing buscando integrar todos os canais de contato e entregar ao cliente a mesma experiência em todos os canais.
Na prática, os clientes poderão adquirir produtos por meio do celular, computador, telefones, chats online, na própria loja física ou até na TV, e a experiência de compra será a mesma em todos os…
Com 60% da base de clientes fidelizados, a rede da região metropolitana de Belo Horizonte registra até 1,5% de aumento nas vendas com as ações do clube de vantagens.
A rede mineira localizada em Itaúna a 76 km da capital de Minas Gerais vem obtendo sucesso com seu programa de fidelidade “Meu Rena” chegando a…
R. Cristiano Viana, 517 – Pinheiros – São Paulo – SP
R. José Bianchi, 555 – Sala 1508 – Ribeirão Preto – SP
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