A rede de supermercados São João, localizada em Guaxupé-MG, relançou recentemente seu novo aplicativo mobile do programa de fidelidade desenvolvido pela Idever. Em substituição ao anterior, a intenção com o novo app é levar cada vez mais o cliente para o ambiente digital, assim, o consumidor pode acessar as ofertas do clube e comprar no e-commerce com menos atrito.
Pouco mais de dois meses após o novo app entrar no ar, o São João liberou no último dia 14 a funcionalidade que integra o e-commerce ao fidelidade.
Desta forma, no mesmo ambiente o consumidor pode visualizar as ofertas disponíveis e comprar no e-commerce ou optar pela compra na loja física se desejar, dando mais liberdade e autonomia ao shopper.
Desde o início do clube Família São João em 2020, a intenção era se comunicar com os consumidores priorizando os canais digitas, por essa razão o clube já começou oferecendo um aplicativo mobile para exibição de ofertas e outros serviços. Com o novo app, totalmente remodelado, mais intuito, mais moderno e com novos recursos, espera-se um interesse ainda maior dos clientes.
Além da sinergia entre fidelidade e e-commerce, a movimentação mais observada no aplicativo é o crescimento na quantidade de pessoas que visualizam o tabloide digital. “O resultado dessas interações fundamentará nossa decisão de interromper a distribuição do tabloide físico gerando uma grande economia”, comenta Raquel Ricciardi Corrêa, diretora de marketing e RH.
Programa de fidelidade tem mais de 40 mil membros
O São João implementou seu programa de fidelidade em plena pandemia de COVID-19 para ter uma base de dados estruturada dos clientes e uma comunicação direta com os clientes. Contudo, outros objetivos foram previstos. Estimular a recompra, ser mais assertivos nas campanhas e promoções, entender hábitos do consumidor e segmentar as ofertas são alguns deles.
Após a análise das muitas possibilidades para atrair os consumidores e despertar o interesse pelo cadastro e adesão ao programa, a rede optou por oferecer um segundo preço para os membros e assim conquistou mais de 25 mil clientes e 65% das vendas identificadas no primeiro ano. Hoje são mais de 40 mil membros, desses 23 mil na cidade de Guaxupé, representando quase metade da população.
Enquanto as expectativas com o novo app são alinhadas, o São João vem trabalhando forte muitas estratégias de fidelização dos clientes. A rede realiza periodicamente ações com clientes inativos ofertando produtos de preferência deste grupo. Cria promoções específicas e envia mensagens por SMS no dia do aniversário do cliente e de boas-vindas.
Campanhas de sorteio ganharam mais controle e gestão
As tradicionais Campanhas de Sorteio ganharam uma melhor gestão e maior controle da operação sendo mediadas pelo programa de fidelidade. Somente os participantes do clube podem participar e seus dados já saem impressos no cupom para facilitar a operação e evitar fraudes e distribuição indevida de cupons.
A rede realiza sorteios surpresa em ocasiões especiais como Dia da Mães, Dia do Cliente e outras datas, atendendo a critérios pré-definidos. A frente de caixa estoura chuva de prata e anuncia o ganhador no autofalante na loja para impactar todos os clientes que estão passando no checkout. Isto gera maior visibilidade e desperta a curiosidade das pessoas.
O departamento comercial acompanha de perto as oportunidades para identificar as melhores ofertas que chegam a quase 70 produtos por semana. “Hoje a gente tem nas mãos o quanto aquela promoção ela deu certo e quantos clientes reais participaram. Porque, com o programa a gente consegue medir o cliente real e não o ticket, então isso para nós, é muito rico”, explica Corrêa.
Família São João terá 100% das promoções no clube
Atualmente o grupo já identifica 80% das vendas e o ticket médio do cliente clube é mais que o dobro do cliente não clube. Mais de 60% da base de clientes cadastrada está ativa todos os meses com uma média de quase 5 compras por mês. Este cenário dá a rede a condição de analisar quais clientes são de compra de mês, quais são de sacolinha, quem está deixando de comprar e em qual setor.
Como próximos passos, Corrêa comenta que a partir do mês que vem 100% das promoções serão dentro do clube e planejam iniciar ainda neste ano ofertas ativáveis para levar o consumidor cada vez mais para o app. Em sua avaliação a decisão de integrar fidelidade e e-commerce no mesmo app “só tem a enriquecer e ajudar a crescer, ter estratégias melhores, saber onde que a gente está ganhando e perdendo”.
Entre os resultados já conquistados como o programa, a ela destaca que conseguem ter um planejamento muito mais concreto ao invés de trabalharem com suposições. “Apesar da gente ser uma empresa tradicional, que tem 80 anos, o CRM da Idever trouxe proximidade de conhecimento desse meu freguês, então assim, o que meu freguês consome em cada loja, qual o dia.
A gente sai daquele tradicional trazendo a tecnologia hoje a nosso favor”, declara a gestora.
Os supermercados Big Compra, Delta e Cidade estão apostando na Roleta de Prêmios como um mecanismo eficiente para reconquistar ou ampliar o engajamento dos clientes com seus aplicativos de fidelidade. Por meio de giros no app, este recurso proporciona uma experiência gamificada capaz de envolver os usuários que buscam prêmios como recompensa.
O Supermercados Paulista e a Rede Tonin Superatacado já colhem resultados com estratégia de Cupom Fiscal Digital, uma evolução em suas estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance). A primeira rede localizada em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, e a segunda com 18 lojas, nos…
A Rede Asun Supermercados está localizada em Porto Alegre com 38 lojas distribuídas pelas cidades de Porto Alegre, grande Porto Alegre e Litoral do Rio Grande do Sul. Uma das mais importantes redes do estado e do Brasil, o Asun ocupa a 54ª posição no Ranking da Abras e integra a bandeira Atacado Leve Mais e…
O Supermercados Guanabara alcançou uma economia de 40% do valor investido na distribuição de encartes na rua com a adesão dos clientes ao encarte digital no aplicativo. Este é um dos resultados mais significativos do clube de vantagens “Mais Amigo” criado em 2019.
A rede de Supermercados Big Compra, com sede na cidade de Ribeirão Preto/SP, conta com 8 lojas distribuídas em Ribeirão Preto, Franca e São Joaquim da Barra no interior paulista comandadas por Claudinei Sousa, empresário com larga experiência no varejo.
Com 75% das vendas identificadas, o Delta Supemercados já tem ticket médio 80% maior no clube de vantagens do que com os clientes não identificados. Pouco tempo atrás a identificação era de 50% e o ticket médio de 55% no programa de fidelidade chamado Classe A.
A rede de supermercados Zebu Carnes tem forte presença na cidade de Uberaba, triângulo mineiro, com suas 09 lojas aumenta presença com o CRM Idever. O programa de fidelidade foi implementado em 2019 e de lá para cá vem sendo aperfeiçoado frequentemente e com muitos aprendizados.
Tonin usa CRM e omnichannel como estratégia de marketing buscando integrar todos os canais de contato e entregar ao cliente a mesma experiência em todos os canais.
Na prática, os clientes poderão adquirir produtos por meio do celular, computador, telefones, chats online, na própria loja física ou até na TV, e a experiência de compra será a mesma em todos os…
Com 60% da base de clientes fidelizados, a rede da região metropolitana de Belo Horizonte registra até 1,5% de aumento nas vendas com as ações do clube de vantagens.
A rede mineira localizada em Itaúna a 76 km da capital de Minas Gerais vem obtendo sucesso com seu programa de fidelidade “Meu Rena” chegando a…
R. Cristiano Viana, 517 – Pinheiros – São Paulo – SP
R. José Bianchi, 555 – Sala 1508 – Ribeirão Preto – SP
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